Reconstrução do setor sucroenergético é debatida no MDIC

Entidades ligadas ao setor do sucroenergético estiveram no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na última quarta-feira (1/6) para tratar da recuperação e fortalecimento da área que perdeu quase 300 mil empregos no país desde o início da crise na economia global, no segundo semestre de 2008. Com o deputado federal Alexandre Baldy (PTN-GO) e o presidente do Fórum Nacional Sucroalcooleiro e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha, foram debatidas propostas para solucionar a crise que acomete a área.

“Trabalhamos para que o setor receba novas políticas públicas, tenha novos investimentos e seja recuperado, pois tem enorme potencial de geração de empregos não somente em Goiás, mas em todo o País”, destacou Alexandre Baldy. Segundo o parlamentar, apesar dos problemas, o mercado sucroalcooleiro respondeu por quase 2% do PIB nacional de 2013, estimado em US$ 43,36 bilhões.

O ministro Marcos Pereira foi solícito ao pleito, enfatizou que irá atuar para que o setor receba a atenção merecida e destacou que buscará não somente no MDIC, mas em toda os demais ministérios ações que priorizem o setor sucroenergético. “Com o restabelecimento dessa área toda a economia brasileira tem muito a ganhar, não podemos errar e coloco o meu compromisso de trabalhar para ajudar a causa”, completou.

O setor sucroenergético é responsável pela produção de açúcar, álcool e energia. Os dados citados estão em mapeamento, apoiado por Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), Orplana (entidade de plantadores de cana) e Ceise-BR (indústrias).

Também estiveram presentes na reunião a presidente da Unica Elizabeth Farina; a presidente do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará, Cíntia Ticianelli; o presidente do Sindaçúcar de Pernambuco, Renato Cunha; diretor do Sindaçúcar Alexandre Meirelles; o presidente do conselho deliberativo da Unica, Pedro Mizutani; Presidente da Biosul, Roberto Holanda; presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos; o presidente da (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná – Alcopar), Miguel Tranin; secretário do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), Pedro Luciano; pesidente da Raizen, Luis Henrique Guimarães; Amaury Pekelman do Conselho Deliberativo da Unica; o presidente do Sindalcool, Edmundo Barbosa, representando a Paraíba e o diretor da Unica, Eduardo Leão.

Outras Notícias