CPI do Carf vai ouvir ex-secretário da Receita Federal e empresário a pedido de Baldy

Dois requerimentos de convocação, de autoria do deputado Alexandre Baldy (PTN-GO), foram aprovados na Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) investiga a venda de sentenças por integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf). Serão ouvidos, com data a ser definida, o ex-secretário da Receita Federal do Brasil, Otacílio Dantas Cartaxo e o empresário Alexandre Paes dos Santos, para esclarecer as suspeitas de tráfico de influência e corrupção ativa.

“Para esclarecer suposto trafego de influência, requeiro a convocação do Senhor Alexandre Paes dos Santos, que atuava junto ao Carf revertendo ou anulando multas”, justifica Baldy.

Sobre a convocação do empresário, Baldy cita que a Polícia Federal grampeou, com autorização judicial, telefones de Otacílio Dantas Cartaxo, ex-secretário da Receita Federal entre 2009 e 2010 e que presidiu de 2011 até janeiro deste ano o Carf. “Há indícios de que Cartaxo participou do esquema de venda de decisões favoráveis a grandes empresas. Cartaxo mantinha relações de proximidade com investigados no esquema, entre eles o próprio genro, Leonardo Siade Manzan. Nas escutas, lobistas e conselheiros conversam sobre supostas gestões do ex-secretário em favor de empresas suspeitas de pagar propina no órgão. ”

Alexandre Baldy foi designado pelo PTN a compor a CPI e vai atuar com o mesmo empenho que se dedicou às atividades na CPI do BNDES. As irregularidades no CARF são investigadas pela Polícia Federal na Operação Zelotes desde março do ano passado e o prejuízo estimado à Receita Federal pode chegar a R$ 19 bilhões.

Outras Notícias