CPI do BNDES: deputados questionam ministro Miguel Jorge e Eike Batista

A CPI do BNDES ouviu na última semana o o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, e o empresário Eike Batista.

Ao ministro do MDIC, Baldy questionou sobre as políticas de governo que o BNDES usa para conceder empréstimos a empresas em detrimento de outras. O ministro negou que exista essa política. Infelizmente, não é o que vemos na prática. Aproveitei a oportunidade para convidá-lo a conhecer a realidade em Goiás, onde a preferência do BNDES por apenas uma empresa provocou desequilíbrio econômico, falência de 27 plantas industriais e perda de milhares de empregos.

Ao Eike Bastista, que negou ter dado qualquer prejuízo ao BNDES, Baldy desabafou sobre as injustiças cometidas pelo banco.  “É inadmissível que o BNDES prefira financiar empreendimentos fora do país em vez de conceder crédito às empresas brasileiras, sejam elas grandes ou pequenas. O funcionamento da CPI é de grande importância para a população e vamos lutar para que todos os fatos sejam esclarecidos. É hora de dar um basta na falta de transparência e de governança. Chega de mentiras impostas por Dilma e Lula, chega de usar o dinheiro público para atender objetivos pessoais e partidários.”

Assista ao pronunciamento na íntegra aqui. 

Outras Notícias