Artigo para jornal O Hoje: Combate aos abismos

A prerrogativa essencial na criação de quaisquer políticas públicas é o combate às diferenças. É oportunizar condições específicas a grupos separados por abismos sociais oriundos de diversos aspectos.

Por décadas, a meta nacional foi tentar equiparar o Brasil a outras nações. Hoje, percebemos que internamente há um desafio ainda maior: diminuir estes abismos em nossa sociedade.

Por isto um de nossos maiores esforços no Ministério das Cidades tem sido a Habitação e o Saneamento Básico. Não é possível conviver com diferenças de realidades, como a região Norte, que tem em média 8% de cobertura de rede de esgoto, enquanto no Distrito Federal e no Estado de São Paulo o índice salta para próximo de 90%.

Estes programas inclusivos no Ministério das Cidades impactam na ruptura de realidades. O Minha Casa Minha Vida é um exemplo abrangente que vai ao encontro do maior anseio das famílias brasileiras: ter uma casa própria.

Agora, no Minha Casa Minha Vida, duas ferramentas entram novamente em ação: o MCMV – Entidades, e o Rural. Ambos foram autorizados e tiveram seus beneficiários divulgados no último dia 28 de fevereiro.

O primeiro é destinado a cooperativas e associações. Ele estimula o cooperativismo, permitindo ao grupo protagonizar sobre os detalhes do projeto, com autonomia. Somente para Goiás, 1458 unidades habitacionais foram destinadas às entidades habilitadas, totalizando um investimento superior a R$ 116 milhões.

Da mesma maneira, o MCMV Rural tem poder singular de valorizar a vida no campo e respeitar milhares de famílias em sua decisão de se manter onde vivem. Com isto, é interrompido um ciclo no qual para ter oportunidades melhores, como condições de moradia, era necessário que grandes grupos familiares deixassem suas vidas e ofícios no campo para se verem obrigados a se inserir num cotidiano urbano. Para Goiás, há 630 unidades habitacionais habilitadas, após verificação criteriosa em um investimento na casa dos R$ 20 milhões.

A retomada destas duas modalidades do programa de Habitação atende a 28 municípios goianos e é uma demonstração de avanço social, de respeito com as pessoas e da capacidade de penetração do Governo Federal na integração nacional, minimizando diferenças e promovendo bem estar social.

Outras Notícias