Alexandre Baldy recebe homenagem na cidade de Goiás

O presidente do Progressistas Goiás e pré-candidato ao Senado Alexandre Baldy recebe nesta segunda-feira (25) a uma homenagem do governador Ronaldo Caiado durante a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. A Comenta é a mais alta condecoração concedida pelo governo do Estado pelos relevantes serviços prestados ao estado de Goiás. A solenidade será realizada durante a transferência da capital no dia 25 de julho, na Praça do Chafariz, na Cidade de Goiás.

Em 2015, o pré-candidato recebeu essa mesma Comenda. Para Baldy, receber esta homenagem é motivo de alegria e de muito orgulho. “Temos a certeza que estamos no caminho certo, contribuindo para a construção de um Estado robusto e trabalhando pela nossa população”, comenta. A Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera é dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador, entregue a personalidades civis, militares, políticas e comunitárias.

Patrimônio cultural da humanidade, a cidade de Goiás completa 292 anos nesta segunda-feira (25). E como já é tradição, o governo de Goiás realiza a transferência para a antiga capital. A transferência da capital foi publicada em decreto estadual do dia 15 de julho. A passagem de sede não acontecia há 2 anos em virtude da pandemia de Covid-19.

História

Fundada em 1729, por Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, Goiás recebeu primeiro o nome de Arraial de Sant’ Anna e, mais tarde, Vila Boa de Goyaz. Por fim se tornou Goiás, mas carinhosamente ainda é chamada de Goiás Velho. Com a criação da Capitania de Goiás, o primeiro governador, dom Marcos de Noronha, criou o “Estado mínimo”.

A vila então se tornou capital da comarca e permaneceu assim até enfrentar o fim da época do ouro, quando a população ficou reduzida e migrou para atividades voltadas para agropecuária. Pedro Ludovico Teixeira foi o responsável por transferir a capital do estado da cidade de Goiás para Goiânia.

Outras Notícias