Alexandre Baldy conversa com chefe da Polícia Civil do RJ sobre caso de estupro coletivo

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, deputado Alexandre Baldy (PTN-GO) esteve com Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Delegado Fernando Veloso, com o Diretor de Polícia Especializada, Ronaldo Oliveira e com a Delegada da Criança e do Adolescente Cristiana Bento, para falar sobre o andamento da investigação do caso de estupro coletivo ocorrido com a adolescente e que chocou o Brasil.

Na oportunidade, Baldy colocou a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados à disposição da Polícia Civil para apoiar nesta investigação e no combate ao crime organizado no Estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil. “É importante conversar e alinhar o pensamento para que juntos possamos trabalhar pela evolução de projetos de lei que fortaleçam o sistema de segurança pública e o combate à criminalidade e violência.”

Os dois casos de estupro coletivo reportados no último mês, o do Rio de Janeiro e o do Piauí, reabriram o debate sobre a existência da chamada ‘cultura do estupro’ no Brasil.

De acordo com os dados mais recentes, em 2014 o Brasil tinha um caso de estupro notificado a cada 11 minutos. Os números são do 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar da pequena queda ante 2013, 47,6 mil pessoas foram estupradas naquele ano. Como apenas de 30% a 35% dos casos são registrados, é possível que a relação seja de um estupro a cada minuto.

“Devemos trabalhar em prol de políticas protetivas às mulheres com o objetivo de diminuir as estatísticas que tanto assombram nossa população. Vamos buscar aprovar, no âmbito Legislativo, medidas que contribuem com a causa e deem mais segurança à população”, finaliza Baldy.

Outras Notícias