Fortalecimento da advocacia é defendido em Sessão Solene ao Dia do Advogado

Em sessão solene em homenagem ao Dia do Direito e do Advogado , realizada nesta terça (11), na Câmara dos Deputados, o deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO), um dos autores do requerimento de realização da solenidade, defendeu o fortalecimento da advocacia. “É pela valorização do Direito, com todas as suas ramificações e carreiras, por todos os advogados do País, que lutamos no Congresso Nacional para garantir respeito às prerrogativas profissionais e, a cada dia, melhores condições de trabalho para defender o cidadão.

Em seu discurso de homenagem, Baldy destacou propostas que devem ser aprovadas para beneficiar a classe. “Lutarei, junto com meus pares, pela aprovação de propostas, como o Projeto de Lei 5.054/05, que torna obrigatório o exame de ordem para todos os que quiserem inscrever-se como advogado. O exame da Ordem é uma forma justa e fundamental para manter a qualificação e a credibilidade da categoria.”

O parlamentar de Goiás também defendeu a celeridade dos projetos 166/15, que permite a constituição da sociedade individual do advogado; o PL 5.762/05, que dispõe sobre o crime de violação de direitos e prerrogativas do advogado; o PL 6705/13, que garante ao advogado a possibilidade de ter acesso a todos os documentos de uma investigação, mesmo que a investigação ainda esteja em curso, entre outros.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, agradeceu a homenagem e aproveitou para ressaltar o trabalho desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa. “Uma homenagem justa aos quase 900 mil advogados do Brasil que têm sido aliados da sociedade brasileira, de cada cidadão na defesa de seus direitos, na conquista da democracia que tanto desejamos. Queremos uma sociedade fraterna, solidária, e a advocacia deve contribuir com essa missão.”

A solenidade contou com a presença de mais mil pessoas, como advogados públicos e privados de várias regiões do País, o presidente da OAB de Goiás, Enil Henrique de Souza, além de estudantes. “Destaco a presença dos acadêmicos do 2°período de Direito da PUC-GO, que vieram a Brasília, acompanhados da prof. Millene Braga. Entre eles, a estudante Julie Anne Pinho, que fez uso da palavra para falar brilhantemente sobre o papel do advogado na sociedade”, concluiu.

Assine nossa newsletter

Siga nas redes: