No Ministério das Cidades, Baldy luta pela redução de acidentes e mortes no trânsito

O Ministério das Cidades (MCid), conduzido pelo goiano Alexandre Baldy, tem atuado de forma estratégica e contínua, em todo o país, na promoção de políticas públicas para um trânsito seguro. O objetivo é reduzir acidentes e mortes no trânsito.

Realizadas por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), autarquia ligada ao MCid, as ações passam pelo trabalho do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, cujo objetivo é discutir e elaborar propostas de redução de acidentes e segurança viária até 2020, com a realização de audiências públicas nas diversas regiões do Brasil.

Outra medida que visa à diminuição dos acidentes e mortes é a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Eles passam a exercer as competências de fiscalização, educação e operação no trânsito, controle e análise estatística, o que permite aos gestores detectar as reais necessidades da população, tralhando para ampliar a qualidade dos padrões de segurança de todas as pessoas que se locomovem no espaço público.

O Denatran também implantou a exigência de Exame Toxicológico para condutores das categorias C, D e E, que identifica uso de drogas e ajuda os médicos especialistas a concederem ou não a habilitação ao motorista, evitando riscos.

O Ministério das Cidades também aderiu à Agenda 2030 das Nações Unidas, programa que tem como finalidade salvar vidas por meio de um trânsito seguro.

“Estamos empenhados em um grande esforço nacional para cumprir os compromissos da Agenda 2030 e, assim, estabelecer as bases para a construção continuada de um país mais próspero e justo, inclusive para as gerações futuras. Estamos vencendo uma dura crise fiscal e sairemos fortalecidos dessa batalha, abrindo caminhos que possam proporcionar segurança viária para todos os brasileiros”, afirma o ministro Baldy, que nesta semana representou o Brasil, em Nova York, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Segurança Viária.

Outras Notícias