Na Semana Nacional do Trânsito, Baldy participa de atividades educativas com crianças

A Semana Nacional do Trânsito, que começou terça-feira (18) e vai até o dia 25, conta com várias programações ao longo dos sete dias. Nesta quarta-feira (19), o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, participou na de uma ação educativa na Escola Jardim de Infância da 308 Sul, em Brasília.

Baldy conferiu as atividades lúdicas realizadas e explicou a importância de se educar e conscientizar a criança desde pequena para que ela possa replicar o que aprendeu em seu dia a dia. O ministro estava acompanhado do secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório.

“Com o início da educação ainda na infância, as crianças têm condição de reconhecer o que é o certo e o que é errado e passarão a cobrar de pais e familiares atitudes como atravessar na faixa, respeitar a sinalização de trânsito, não utilizar o celular, evitar excesso de velocidade. Porque eles acabam replicando o que aprenderam no dia a dia”, avalia Baldy.

O ministro esclareceu que a ideia não é transformar as crianças em fiscais de trânsito, mas sim torná-las usuários conscientes. “Essa ação é para que elas possam entender o que é o trânsito brasileiro, sem o desejo de torná-las fiscais do trânsito, mas sim o desejo de torná-las usuários conscientes”, completou.

A ação educativa faz parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, a campanha de 2018 traz uma mensagem de incentivo para mudança de comportamento das pessoas nas ruas e estradas do país, com ações conscientizadoras sobre os efeitos e as causas de se dirigir após consumir álcool e drogas.

“O usuário é individual, desde o pedestre até o motociclista ou o condutor do veículo, com essa mensagem definida pelo Contran ele passa a ser o responsável pela sua atitude e, é claro, pelas consequências que geram o excesso de velocidade, não respeitar a faixa de pedestre, a utilização do celular conduzindo o veículo que é uma das principais mensagens que nós desejamos transmitir a população”, reiterou.

De acordo com Baldy, o maior desafio é conscientizar a população sobre os altos índices de mortes no transito. “O maior desafio é você conscientizar a população de um número tão grandioso de vitimas no trânsito. Nós estamos falando de quase 45 mil brasileiros que perdem a vida e quase 250 mil brasileiros que sofrem lesões de alguma gravidade. E nós temos que ter a consciência de que é um número muito alto e que cada vez mais o pedestre e o condutor tem que ter a racionalidade e a responsabilidade de que ele tem que fazer a diferença, por isso que é ‘o trânsito somos nós’, afirmou.

 

Outras Notícias