Ministro Baldy anuncia mais de R$ 80 milhões para investimentos da ETE, em Goiânia

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, anunciou, nesta quarta-feira (4), investimentos de mais de R$ 80 milhões para obra de ampliação e melhoria da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dr. Hélio Seixo de Brito, em Goiânia. Os recursos partem do Orçamento Geral da União (OGU) e ajudará na remoção de 90% de carga orgânica no tratamento da água na capital.

Em seu discurso, Baldy falou sobre o tamanho e importância do investimento. “São quase 10 mil ligações domiciliares e quase 160 quilômetros de rede coletora que vão trazer funcionalidade na coleta e no tratamento do esgoto sanitário. Esse é um investimento muito representativo”.

Com os recursos, serão construídos seis tanques de aeração, quatro decantadores secundários, duas elevatórias de recirculação e duas centrífugas de adensamento de lodo, além de redes e ligações no Jardim Petrópolis.

Ele lembrou que o estado de Goiás e Goiânia podem ser exemplos no Brasil, pois, segundo ele, o índice de coleta e tratamento de esgoto não chega a 47%. “Se Goiânia conseguir coletar e tratar de forma universalizada vai ser um grande ganho”, completou.

Ele ainda falou sobre a retomada de importantes obras pelo Brasil em diversas áreas competentes ao Ministério das Cidades e disse que trabalha para que a gestão pública seja eficiente. “Acompanho os contratos paralisados ou em andamento para que consigamos que as obras sejam realmente executadas, com prazos condizentes com as necessidades da população”, afirmou.

O presidente da Saneago, Jalles Fontoura, agradeceu Baldy e afirmou que o investimento é um grande passo para o futuro do saneamento em Goiás.

O governador José Eliton também agradeceu ao ministro Baldy pelo esforço de sempre levar recursos de relevância para todo o estado.

Outras Notícias