Em São Paulo, ações de inovação e destravamento de obras marcam primeiros meses da gestão Baldy

Os três primeiros meses da gestão do goiano Alexandre Baldy frente à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) foram marcados pelo desafio de apresentar soluções inovadoras e gestão estratégica. Ampliação de serviços, renovação de frotas, entrega de estação e inovações que eram esperadas pela população há cerca de duas décadas foram entregues. Sob a gestão de Baldy estão os comandos do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) e da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que fazem parte do transporte público da Região Metropolitana do Estado de São Paulo (RMSP). Cerca de 10 mil passageiros, por dia, fazem uso dos transportes metropolitanos.

Para o metrô, neste primeiro trimestre, o Secretário Alexandre Baldy e o Presidente da empresa, Silvani Pereira, entregaram a estação Campo Belo na Linha 5-Lilás, ampliaram o horário de funcionamento do monotrilho da Linha 15-Prata, que também foi concedida à iniciativa privada neste trimestre. Os contratos para a construção das cinco últimas estações dessa linha também foram assinados na gestão de Baldy. Outro novo projeto da companhia é o Metrô Consulting, que permitirá a prestação de consultoria a outros estados e até outros países, aproveitando o conhecimento adquirido ao longo de cinco décadas.

Na CPTM, com o auxílio do Presidente Pedro Tegon Moro, foram ampliados os serviços Connect, Expresso Leste-Mogi e o Expresso Linha 10+. A Companhia tem investido também na modernização da rede com novos trens e reformas de estações.

Na EMTU, agora presidida por Marco Antonio Assalve, foram entregues 55 novos ônibus nas regiões sudoeste e ABC. Também haverá nova frota na Região Metropolitana de Campinas que receberá até julho 140 novos coletivos com ar-condicionado após acordo com concessionária Bus+. A EMTU/SP promoveu ainda a integração de quatro linhas metropolitanas à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela, o que possibilitou que cerca de 15 mil passageiros cheguem mais rapidamente ao sistema metroferroviário.

Para fomentar o turismo em Campos do Jordão, a pasta concedeu à iniciativa privada a administração e manutenção do Parque Capivari. Ao longo dos 30 anos de concessão, a Eco Jordão S.A. vai investir R$ 35,3 milhões em obras de reforma e modernização, manutenção e administração do espaço.

Além disso, a STM liberou a entrada de animais de estimação de até 10 quilos em trens da CPTM, do Metrô e nos ônibus intermunicipais e VLT da EMTU.

“A missão de nosso Governo é entregar aos passageiros condições mais eficientes, confortáveis e seguras para se locomoverem no transporte público sobre trilhos e pneus intermunicipais. Sabemos a grandiosidade do desafio e vamos investir em infraestrutura e em melhores serviços. Nenhuma obra ficará parada e seguiremos o trabalho com transparência, eficiência e gestão estratégica”, pontua Baldy.

Veja o detalhamento de cada ação:

Metrô – Na nova gestão do Metrô os passageiros da Linha 15-Prata ganharam a ampliação do funcionamento do monotrilho nos deslocamentos diários entre Vila União e Vila Prudente. Já a partir de janeiro, o horário de atendimento das seis estações passou a ser das 4h40 até meia-noite – e até 1h, aos sábados.

Com a determinação de não ter nenhuma obra de metrô parada, a Companhia assinou o contrato de continuidade dos serviços de quatro estações – Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus – da Linha 15-Prata. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda neste ano, com ciclovia e paisagismo ao longo de toda a rota do monotrilho, logo abaixo das vias suspensas. Também foi assinado contrato para o início da construção da estação Jardim Colonial e as obras serão iniciadas nos próximos dias. A entrega da estação está prevista para 2021, levando o monotrilho da zona leste a ter 15 km e 11 estações.

Com o novo estilo de gestão, no mês de março, a obra do outro monotrilho, o da Linha 17-Ouro, também teve evolução importante. O Metrô iniciou o processo de rescisão contratual com o consórcio CMI, responsável por sistemas, vias e o fornecimento de trens. Essa iniciativa abre espaço para que um novo consórcio seja contratado e as obras avancem. A construção da Linha 17-Ouro, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, segue em andamento, mas ganhará novo ritmo a partir dessa decisão administrativa.

Além disso, o Metrô abriu caminho para permitir a prestação de consultoria a outros estados e até outros países, aproveitando o conhecimento adquirido ao longo de cinco décadas.

Isso é possível com a recente criação de uma diretoria comercial, que entre outras atribuições, será responsável pela Metrô Consulting. A expertise do Metrô é mundialmente reconhecida no planejamento, construção e operação. Nesse processo de modernização de suas atividades, a companhia busca com essas iniciativas ampliar as receitas não tarifárias.

Nesse contexto, o Metrô lançou o edital de concessão de 13 terminais de ônibus, anexos a algumas estações. A ideia é conceder a operação e administração dos terminais. Além disso, será possível explorar a área comercialmente.

Abril foi o mês de inauguração da estação Campo Belo, concluindo a expansão da Linha 5-Lilás. São 17 estações em 20 km, ligando o Capão Redondo à Chácara Klabin. Ao concluir a obra e descerrar a placa, o Governo do Estado lançou o compromisso de iniciar formalmente o projeto de ampliação da linha até o Jardim Ângela, no extremo sul de São Paulo.

CPTM – Já foram três meses de trabalhos intensos na CPTM para melhorar a oferta de transporte à população. Atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores do Alto Tietê, a CPTM fez as obras de energia para implantar de forma integral o Expresso Leste-Mogi, na Linha 11-Coral. Isso quer dizer que as viagens da Estação da Luz a Estudantes podem ser feitas sem transferência em Guaianases em todo o horário comercial. A medida deve beneficiar ao menos 230 mil pessoas, público que atualmente já utiliza o trecho.

Também foi atendido o pedido da população para ampliar o serviço Connect. Desde o dia 2 de abril, a CPTM oferece mais viagens entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Brás na Linha 13-Jade, sem precisar fazer transferência na Linha 12-Safira.

Pensando em quem vai da região do ABC ao Centro de São Paulo para se divertir e fazer compras aos sábados, nasceu o projeto do Expresso Linha 10+. O serviço, na Linha 10-Turquesa, sai da estação Santo André e vai até a Luz, todos os sábados.

Em paralelo à criação e ampliação de novos serviços, a Companhia continua renovando a frota. A Linha 7-Rubi recebeu mais três novas composições, desde o início do ano. No total, do lote de 65 composições encomendadas pela CPTM, 61 já foram entregues para modernização das linhas 7-Rubi e 11-Coral.

Obras e expansão – Outro destaque nesse início de gestão é um novo modelo de parceria com a iniciativa privada para a construção de estação.  Pioneiro no Estado, o projeto traz benefícios para a CPTM, para os passageiros e para o setor privado. As obras da Estação João Dias, na Linha 9-Esmeralda, serão bancadas por uma empresa que vai erguer um empreendimento imobiliário junto ao local. A iniciativa privada vai arcar com 75% dos custos. A parte do investimento que cabe ao Governo do Estado cobre desvios necessários na via para realização da obra.

As estações estão sendo modernizadas, para atender melhor aos passageiros e oferecer condições de acessibilidade para quem precisa. Das 94 estações da CPTM, 62 já estão adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Com um investimento de cerca de R$ 630 mil, foram concluídas neste ano as obras de acessibilidade da estação Mogi das Cruzes. O saguão foi ampliado e os passageiros contam com sanitário acessível, rampas com corrimão, piso tátil direcional e de alerta nas plataformas. Também foram feitos ajustes nas bilheterias com a ampliação do balcão.

As estações Jaraguá, Santa Teresinha, Guapituba, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Antonio Gianetti também estão em obras e até o fim deste ano terão o projeto de acessibilidade concluído.

A reconstrução da Estação Francisco Morato e a ampliação da Linha 9-Esmeralda de Grajaú até Varginha são consideradas obras prioritárias. A nova estação terá 6 mil m² de área construída, três plataformas, três elevadores, cinco escadas rolantes, dois acessos externos e passarela externa aberta 24 horas, contará com todos os itens de acessibilidade e será interligada com o terminal de ônibus municipal.

Já a ampliação da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital, Varginha, vai beneficiar moradores de Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares, locais muito carentes de transporte público. A demanda é estimada em cerca de 110 mil passageiros por dia. As obras civis avançam e em breve será assinado o último contrato do empreendimento.

Pensando no passageiro de uma forma abrangente, a CPTM faz parcerias com outras secretarias para oferecer serviços além do transporte. No primeiro trimestre, na área de saúde, foram realizadas 250 ações nas diversas estações, abrangendo todos os municípios com campanhas de vacinação de febre amarela, sarampo, DST, dengue, pressão arterial e outros.

EMTU – O transporte metropolitano sobre pneus, gerenciado pela EMTU/SP, foi marcado no primeiro trimestre da nova gestão por ações que resultaram em mais conforto, rapidez e inovação aos passageiros, além de contribuição para melhoria do fluxo nas vias da capital paulista.

O Consórcio Intervias e a Concessionária Metra incluíram no transporte metropolitano 55 ônibus zero quilômetro equipados com ar-condicionado. Com a renovação da frota, os passageiros que utilizam as linhas intermunicipais da região sudoeste (que inclui municípios como Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra) e do ABC Paulista têm mais conforto durante as viagens.

Os 30 ônibus do Consórcio Intervias foram comprados pelas empresas que compõem o grupo: 20 são ônibus urbanos e rodoviários da Viação Pirajuçara e dez são coletivos urbanos da Viação Miracatiba. Na área de atuação desse consórcio são transportados em média 370 mil passageiros por dia.

No ABC Paulista, a Concessionária Metra substituiu os ônibus urbanos convencionais por 25 ônibus articulados novos. Isso praticamente dobrou a capacidade de transporte na ligação entre Diadema e Brooklin, na capital, o que permite menor tempo de espera para o embarque na linha.  Os novos articulados têm 21m de comprimento, motor a diesel com menor índice de emissão de poluentes e são dotados de itens de conforto, como ar-condicionado, wi-fi e carregador USB. Os veículos são totalmente acessíveis, com plataforma elevatória para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A EMTU/SP promoveu em fevereiro a integração de quatro linhas metropolitanas à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela. Com isso, cerca de 15 mil passageiros conseguem chegar mais depressa ao sistema metroferroviário.

Na Baixada Santista, a EMTU/SP prossegue a licitação do segundo trecho do VLT. Ao todo, dez consórcios e empresas interessados em executar as obras enviaram propostas para participar do processo. Os documentos estão em análise pela equipe técnica de licitações. Essa nova etapa do empreendimento envolve a ligação de 8 km entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.  A estimativa é de que no futuro o VLT da Baixada Santista beneficie 70 mil passageiros por dia. Hoje o trecho em operação, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, transporta 27,5 mil pessoas diariamente.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), foi fechado acordo com concessionária Bus+ para a compra de 140 ônibus novos, com ar- condicionado, que serão entregues até julho. Além disso, a concessionária vai instalar wi-fi em toda a frota.

Campanhas de saúde, cultura e segurança –
A EMTU/SP abriu espaço pra cuidar dos moradores do Estado. No primeiro trimestre, foram 28 campanhas de prevenção e saúde nos terminais metropolitanos. Quase 500 passageiros fizeram testes rápidos de HIV e de sífilis e 1.300 pessoas tomaram vacina contra febre amarela.

Entre os eventos especiais para a população, marcamos o Janeiro Branco. Uma campanha que chama a atenção para os cuidados com a saúde mental.

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado durante todo o mês de março na EMTU/SP, com atividades voltadas para a saúde feminina, em especial a prevenção contra o câncer de mama.

Nos eventos voltados para a conscientização da violência contra a mulher ocorreram 1.200 abordagens e 26 vítimas de violência doméstica foram acolhidas e orientadas pelo programa Bem Querer Mulher.

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