Brasileiro paga a conta da crise do setor energético, avalia Alexandre Baldy

O aumento das tarifas de energia elétrica foi criticado pelo deputado Alexandre Baldy (GO) nesta quinta-feira (2). O tucano fez uso da tribuna no Plenário da Câmara dos Deputados para trazer a dificuldade da população de Goiás e do Brasil de arcar com o alto custo das tarifas praticadas. Baldy atribuiu a crise no setor de energia à má gestão do Governo Federal. “Não podemos permitir que esses aumentos continuem, pois quem paga essa conta é o povo brasileiro”, lamentou.

O deputado criticou o recente reajuste anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para os clientes da Eletropaulo. “A Aneel acaba de aprovar mais um aumento na tarifa de energia elétrica e isso não pode continuar. O governo federal tem de exercer o seu papel e investir no setor energético para que realmente possamos sair dessa crise.” O deputado ressalta que o aumento de energia em São Paulo afeta a todos, já que esse custo é repassado aos produtos lá produzidos ou comercializados.

Em seu pronunciamento, ele citou que o aumento do custo da energia elétrica que tem sido realizado nos últimos doze meses chega a 60% e que a crise econômica nacional e a alta inflação afeta vários setores, que acabam gerando sobrepreço em produtos e serviços . “Os cidadãos têm pedido ajuda para lidar com o aumento no custo dos alimentos, que tem ultrapassado o índice inflacionário, além do aumento do custo de vida de forma geral”, rebateu.

O deputado de Goiás lamentou também o crescimento da taxa de desemprego, que alcançou 6,7% em maio e marcou a maior taxa de desemprego para o mês de maio desde 2010, quando ficou em 7,5%, conforme números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Perdemos quase 230 mil postos de trabalho no Brasil e não vemos ação efetiva do governo para reverter essa situação”, finalizou.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Outras Notícias