Brasil pode ser maior fornecedor de alimentos do mundo

Brasil pode ser maior fornecedor de alimentos do mundo

País será o principal responsável por atender a demanda adicional de alimentos no mundo nos próximos dez anos, segundo relatório da FAO

O Brasil é o segundo maior exportador mundial de produtos agrícolas, mas será o principal responsável por atender a demanda adicional por alimentos nos próximos dez anos, segundo o relatório Perspectivas Agrícolas 2015-2024, divulgado na quarta-feira (01) pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O estudo dedica um capítulo especial ao país.

“Nós esperamos que o Brasil seja o maior fornecedor a atender a demanda adicional por alimentos no mundo”, disse o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade em Paris. Como exemplo, ele informou que a demanda por oleaginosas na China deverá aumentar 80% no período, sendo que metade desse consumo poderá ser suprida pelo Brasil.

Ele destacou que o avanço da produção para atender o crescimento do mercado virá mais dos ganhos de produtividade do que do aumento da área utilizada pelas culturas. Segundo o relatório, a área plantada no Brasil deverá chegar a 69,4 milhões de hectares até 2014, um aumento de 20% sobre a média observada de 2012 a 2014.

As oleaginosas, principalmente a soja, vão continuar a dominar o cenário e podem ocupar quase metade dessa área extra. O crescimento médio da produção destes grãos está previsto em 2,5% ao ano até 108 milhões de toneladas.

O relatório aposta também que mais pastagens serão transformadas em plantações no período e a pecuária se tornará mais intensiva.

As projeções refletem os ganhos que o País teve no campo nas últimas décadas. Gurría destacou que a produção agrícola brasileira dobrou desde 1990, e a pecuária triplicou.

A expectativa é que um pequeno número de países concentre cada vez mais a produção agropecuária global.

Fonte: ANBA

Outras Notícias