Baldy participará, no Rio de Janeiro, de Fórum Mundial para estreitar relação entre pessoas e arquitetura

O goiano e ministro das Cidades, Alexandre Baldy, é um dos palestrantes convidados do Fórum Mundial Niemeyer, que reunirá 31 palestras de diferentes áreas entre terça-feira (16) e sexta-feira (19). O evento é organizado pelo Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas Científicas e Culturais em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

Baldy palestrará na sexta-feira sobre o tema “Demanda Futura por Moradia até 2040: Perspectivas e Desafios para o período.”

O livro, prefaciado pelo ministro, foi desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério. Ele traz um novo olhar para o futuro da questão habitacional no Brasil, prospectando a necessidade de formação de domicílios para atender a dinâmica demográfica nos próximos 22 anos.

De acordo com estudo, um Brasil bem diferente se projeta para o futuro na questão da moradia. Até 2040, haverá menor pressão por domicílios, menos pessoas morando sob o mesmo teto e mais cidadãos vivendo solitariamente.

Por outro lado, a própria residência vai se tornar cada vez mais os locais onde mais brasileiros irão trabalhar. Além disso, projeta-se também que a busca por aluguéis tenderá a crescer em relação à demanda por aquisição da casa própria.

A pesquisa, organizada pelos professores Gustavo Henrique Naves Givisiez e Elzira Lúcia de Oliveira, foi coordenada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Outras Notícias