REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO: BALDY E INSTITUTO TELLUS ASSINAM ACORDO

Com o objetivo de reduzir pela metade, até 2028, o índice de mortes no trânsito brasileiro, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, assinou com o Instituto Tellus, nesta segunda-feira (30/01), a minuta de acordo de cooperação técnica para implementação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) em todo o Brasil.

O evento contou com a participação do diretor- presidente do Instituto Tellus, Germano Guimarães; presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt; e embaixador da FIA para Segurança Viária e ex-piloto da Fórmula 1, Felipe Massa; e ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Preocupado em encontrar soluções para acidentes e mortes no trânsito brasileiro, Baldy participou, recentemente, de fóruns sobre trânsito e segurança viária, nos Estados Unidos e na Rússia. Foi em uma dessas agendas que ele convidou o presidente da FIA, Jean Todt, para referendar a cerimônia de assinatura da minuta no Brasil.

“Nosso desejo é reduzir os acidentes e preservar 100% das vidas, pois a morte é motivo de extrema tristeza. Acredito que, com a conscientização dos nossos condutores e com políticas públicas eficientes, sejamos capazes de atingir esse objetivo”, afirma Baldy.

Em um primeiro momento, o Instituto Tellus, em parceria com a Consultoria Falconi e apoio da Cervejaria Ambev, coletará informações e estatísticas de segurança viária junto aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de nove estados mais o Distrito Federal. Com isso, será criado um diagnóstico inicial de segurança viária no Brasil, identificando as principais causas dos acidentes.

A segunda etapa consiste em contemplar os demais 16 estados. Depois, será definida e implantada uma metodologia de coleta, tratamento e divulgação dos dados nacionais, além de metodologias de desdobramento e comunicação das metas a serem definidas para que, em dez anos, o índice nacional de mortes no trânsito caia 50%.

“Houve uma queda nos números, mas não podemos dizer que foi o suficiente. O trabalho é gradual, por isso estabelecemos uma meta de 50% de redução e trabalharemos intensamente para alcançar este número”, completa Baldy.

Diretor-presidente do Tellus, Germano Guimarães pontua que os dados permitirá uma abordagem mais efetiva para a redução do número de mortes no trânsito. “Queremos entender e produzir um diagnóstico detalhado para poder conseguir tomar ações multidisciplinares, envolvendo outros órgãos, inclusive, para tornar essa agenda uma efetiva política pública”, ressalta.

O presidente da FIA, Jean Todt, convidado a referendar a cerimônia de assinatura, afirmou que políticas são necessárias, mas considera que a atitude de cada condutor pode fazer a diferença.

“Temos o receio de que, se nada for feito, o número de mortes no trânsito brasileiro poderá aumentar, assim como o número de feridos em acidentes, que pode chegar a 50 milhões, em todo o planeta. Por isso, é muito importante o uso de capacetes, cintos de segurança, a direção sóbria e a não utilização de celular enquanto dirige”, ressalta.

Já o piloto Felipe Massa, que ressaltou a amizade com o ministro Alexandre Baldy antes de ele ser tornar político, enfatizou que o projeto pode ser primordial para salvar mais vidas no trânsito. “Tenho experiência por ter viajado para diversos países. Sabemos que há muito a ser feito para diminuir as mortes no Brasil. Agradeço ao ministro das Cidades e meu amigo, Alexandre Baldy, por me permitir participar deste momento que pode ser um marco na concretização de vias brasileiras mais seguras.”

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destacou a importância do programa. “Até 2020, 1,9 milhão de pessoas deve ir a óbito por conta de acidentes. Precisamos lutar contra esses dados e essa parceria nos dará uma direção decisiva”, disse.

Outras Notícias